quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Fui ao Camões pela manhã, beber um café no quiosque, ver os amantes do ar livre, que nem o frio os põe a milhas. Umas quatro mesas vagas, sentei-me numa, bem perto de uma mesa de espanhóis. Gosto tanto de ver estrangeiros pela manhã... fazem-me sentir que viajo. Uma mesa quadrada de ferro e três cadeiras ocupadas. Um velhote que lia o jornal, uma miúda que bebia um café solo e uma outra mais acordada que os outros, de telefone convincente na mão, falando em espanhol rápido como só nuestros hermanos sabem fazer, e que lhe encantam as ilustrações, e que queria aprender, e que gostaria que a aceitassem só para aprender. E estava em Portugal, vivia em casa de uma amiga, e gostava tanto de aprender a ilustrar. E era tanto o encanto e a humildade com que perguntava se ustedes me aceitam, que não terá havido como negar.
Desligou-se o telefone e abanou-se com os solavancos  da menina, que fazia pular a cadeira de contente.
- yesssssss, disseram-me que são uma editora pequena, mas terão todo o gosto em receber-me!
Que conho que falava também um Português como o meu. Olhei para o Camões para me certificar que ele tinha visto o mesmo que eu, e ele nem se mexeu, tão perplexo que estava.
Estamos realmente num país em que se favorecem os estrangeiros e teremos todas as vantagens, se formos bilingues e se nos valermos da graça de podermos ser estrangeiros.
E eu, que ando à procura de trabalho na minha área profissional, se calhar vou investir num curso de línguas e depois arranco uns meses para o país onde se fala correctamente a língua que eu escolher. Depois volto, faço um telefonema a perguntar if you accept me, cause it will be a pleasure to learn with you, e se for a pleasure, certanly it will be ok, porque pleasure está bem, mesmo que eu seja ignorante numa qualquer matéria, se eu tiver pleasure serei um ignorante que darei muito mais prestígio a uma qualquer empresa, do que se eu tiver apenas prazer.
É o país que temos, e quem tem charme é rei.
Uma menina de vinte e poucos anos, espertíssima, com muitas ganas de aprender, a ensinar-me, por uma via diferente da comum, que eu estou do lado errado.

Sem comentários:

Enviar um comentário